MOB - Método de Ovulação Billings

Esse método consiste na observação diária do MUCO durante o ciclo. Grande parte das mulheres não conhece bem a característica de cada um, não sabe para o que serve e talvez nunca viu na vida - já que cada vez mais meninas no inicio de sua menarca já partem para os anti-concepcionais. Esse método não é tabelinha, ele se baseia na observação do muco. Então, mesmo as mulheres com ciclos irregulares podem aplicar. Outra coisa, pelo menos nos 3 primeiros meses de adaptação e observação é preciso se abster de relações sexuais nos dias inseguros. Porque o uso de preservativos podem alterar as condições do muco e fazer você se confundir. Após esse período, creio que você já vai estar mais segura e pode usar desse meios no período fértil. Como falei nesse post, eu ando anotando tudo, tenho um aplicativo de tabelinha - que é super simples - meu ciclo é regular e a tabelinha funcionou bem pra mim. Mas, eu entrei na onda de me conhecer mais e comecei o MOB. Bom, sem mais delongas vamos ao método!

O muco é produzido pelas células do cérvix alguns dias antes da ovulação e é essencial para a fertilidade. A sensação e o aparecimento do muco na vulva ajudam a identificar as fases férteis e inférteis do ciclo.


FASE INFÉRTIL 

Padrão de infertilidade seco
  • Tampão de muco no cérvix impede a entrada de esperma no útero;
  • Vulva seca, nenhum muco percebido. 
Padrão de infertilidade com muco
  • Tampão de muco no cérvix impede a entrada de esperma no útero;
  • Pequenos fragmentos de muco do tampão;
  • Sensação na vulva é a mesma todos os dias. 
Após a menstruação os níveis hormonais estão baixos. O cérvix fica bloqueado por um tampão de muco rígido, que impede que o esperma entre no útero. Isso significa que você está infértil. Para muitas a sensação é de secura na vulva durante este período. Isto é descrito como padrão básico de infertilidade seco. Outras mulheres um padrão de muco que não se altera, tem a mesma sensação e aparência dia após dia. Para estas mulheres este muco também significa infertilidade, isto é descrito como padrão básico de muco infértil.

FASE FÉRTIL 
  • O estrogênio aumenta, o endométrio se desenvolve, o cérvix produz muco fluido;
  • O tampão de muco deixa o cérvix, agora o esperma pode entrar;
  • Mudança na sensação, e agora o muco pode ser visto.

A fase fértil do ciclo começa quando os ovários começam a produzir estrogênio e os óvulos se desenvolvem. Este hormônio estimula o cérvix a produzir tipos diferentes de muco. Uma mudança na sensação e aparência do muco na vulva é o modo da natureza de te avisar que você está potencialmente fértil. Um dos tipos de muco produzido pelo cérvix dissolve o tampão de muco, isso significa que agora os espermatozóides conseguem entrar no útero. Outro tipo de muco funciona como um filtro, destruindo os espermatozóides que não são saudáveis. Outro tipo de muco cria canais que permitem que os espermatozóides viagem pelo seu sistema reprodutivo e fertilizem o óvulo. Este muco protege e nutre o esperma e permite que ele viva até cinco dias. Conforme a produção de estrogênio aumenta você vai notar uma mudança no padrão do muco e uma diferente sensação produzida pelo muco. O muco fica progressivamente mais aquoso e escorregadio, você pode reparar o muco ficando mais fino e transparente. Mesmo que você não perceba o muco, esta sensação escorregadia significa que você está fértil.

PICO de fertilidade

O último dia de sensação escorregadia é o dia mais fértil do seu ciclo. É chamado pico de fertilidade, e é muito próximo da hora da ovulação. É preciso estar atenta caso você queira evitar uma gravidez! Se você identifica o pico de fertilidade você identificou o tempo próximo à ovulação. Logo antes da ovulação um hormônio chamado progesterona começa a ser produzido. Este hormônio prepara o útero caso um óvulo fertilizado esteja pronto para se prender ao endométrio. A progesterona também causa mudanças no muco cervical, ela ativa o cérvix para produzir o muco rígido que forma o tampão, também ativa a reabsorção do fluido do muco, fazendo a sensação escorregadia desaparecer. É o aumento da progesterona que causa a mudança abrupta de sensação que ajuda a identificar o pico. Você só será capaz de identificar o pico no dia seguinte, quando não tiver mais a sensação escorregadia. A ovulação ocorre no dia do pico na maioria dos ciclos, mas pode se atrasar 1 ou 2 dias. O óvulo vive até 24 horas. Durante estes 3 dias após o pico o tampão.

CRIANDO O GRÁFICO

Ao final de cada dia anote suas observações das sensações produzidas pelo muco na parte exterior da vagina. Se você conseguir ver algum muco deve anotar suas observações sobre a aparência dele. Apenas algumas palavras no seu gráfico e então use a cor apropriada, ou escreva o símbolo que representa o que foi observado. Tem vários aplicativos com todas as funções para as anotações. To usando o OvuView para as anotações de muco e temperatura, e gosto bastante dele. Como comecei a usar esse mês, o meu ainda não criou gráficos e não me mostra o dia fértil. Segundo o aplicativo, em 6 meses isso começa a ser mostrado automaticamente. 

OvuView - screenshot thumbnail OvuView - screenshot thumbnail OvuView - screenshot thumbnail



PREVENIR A GRÁVIDEZ

Mantendo anotações diárias da sensação e aparência do muco e da vulva você aprende a reconhecer as épocas férteis e inférteis e a hora da ovulação. Não se preocupe caso seu padrão não seja igual ao das outras mulheres, cada mulher é diferente e tem um padrão individual. A maioria das mulheres aprende rapidamente seu padrão de fertilidade, uma tutora do Método de Ovulação de Billings pode garantir que você está interpretando corretamente seu gráfico. Um estudo da OMS em cinco países mostra que mais de 90% das mulheres consegue identificar a fase fértil e o pico de fertilidade no primeiro mês de observação e anotações.

Regras simples de prevenção

Existem quatro regras simples no MOB para ajudar a evitar uma gravidez. Elas se aplicam a todas as circunstâncias e todos os estágios da vida reprodutiva, mesmo que você esteja amamentando, tenha ciclos irregulares ou esteja chegando à menopausa. 

AS REGRAS DOS PRIMEIROS DIAS SE APLICAM AOS DIAS ANTERIORES À OVULAÇÃO 

* Regra dos primeiros dias 1

Evite sexo nos dias de maior fluxo menstrual. Num ciclo mais curto a fertilidade pode começar antes que o sangramento menstrual acabe, e o sangue pode mascarar a presença do muco que indica fertilidade. 

* Regra dos primeiros dias 2

Você pode fazer sexo em noites alternadas durante seu padrão de infertilidade. Você deve esperar anoitecer para ter certeza que não houve alteração no seu padrão de infertilidade. Você precisa estar de pé e se movendo há algumas horas para que o muco desça e você possa percebê-lo na vulva. A razão para alternar noites (noite sim noite não) é porque no dia seguinte ao sexo o esperma pode mascarar alguma alteração no muco. O fluido seminal detectado no dia seguinte não contém espermatozóides vivos, então mesmo que a fertilidade comece horas após a relação sexual o esperma não será capaz de chegar até o óvulo e fertilizá- lo. 

* Regra dos primeiros dias 3

Se há alguma alteração no padrão de infertilidade espere pra ver. Espere sem fazer sexo sempre que o padrão de infertilidade apresentar alguma alteração. Uma mudança no padrão de infertilidade pode indicar potencial fertilidade e a chance do esperma sobreviver. Caso o pico seja observado a Regra do Pico se aplica, caso o padrão de infertilidade retorne você deverá esperar 3 dias e a partir do anoitecer do quarto dia voltar a utilizar a regra 2. Isso garante que os hormônios voltaram a um nível baixo e que o cérvix encontrase fechado pelo tampão. A regra do pico se aplica quando o pico de fertilidade for reconhecido

4. REGRA DO PICO 

Você pode fazer sexo a qualquer momento do começo do quarto dia após o pico até o seu próximo período. Esperar até o quarto dia após o pico permite que a ovulação aconteça e dá tempo que o óvulo morra. Durante o resto do ciclo você estará infértil, porque o óvulo está morto e você não vai ovular novamente até sua próxima menstruação. Um tutor de MOB pode te ajudar a interpretar seus padrões individuais de fertilidade e infertilidade e aplicar corretamente estas regras.


AUTO-OBSERVAÇÃO DO MUCO

* Fazer a analise do muco sempre ao final do dia. 
* Você precisa ficar umas horas em pé e se movimentando para o muco descer. 

TIPOS DE MUCO
  • Sticky (Pegajoso) 
  • Creamy (Cremoso) 
  • Eggwhite (Clara de ovo) 
  • Watery (Aguado)

Fonte: Raiz Feminina

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Espiritualidade Feminina

Estamos na primeira Lua Cheia de Janeiro!